domingo, 10 de fevereiro de 2013

DOWNWIND - NÍVEL INTERMEDIO

Agora que já sabes surfar as ondas e os movimentos básicos do nível INICIAÇÃO, vamos subir o nível e aprender algumas técnicas para aumentar a velocidade do surfski e aumentar o número de ondas que podemos surfar de seguida.
Objetivos no nível INTERMEDIO:
  1. POSICIONAR O SURFSKI NO TOPO DA ONDA (CRISTA)
  2. CRUZAR A ONDA
  3. LIGAÇÃO ENTRE ONDAS
ESTAR NO TOPO DA ONDA
É no topo da onda que há mais energia e é a partir do topo da onda que vais conseguir sair com mais velocidade para a onda seguinte. 
Tal como os surfistas nas ondas de rebentação, nós [de surfski] também não podemos remar a direito pela onda abaixo. Os surfistas nas ondas de rebentação, se descerem a onda toda vão ficar sem onda para surfar e perder velocidade. No nosso caso, nas ondas criadas pelos ventos, a frente do surfski vai afundar na onda da frente e perder velocidade, conforme foi explicado no nível INICIAÇÃO.
O que os surfistas fazem para se manterem no topo da onda e ganharem velocidade é cruzar a onda. No surfski vamos ter de fazer o mesmo para nos mantermos no topo [e aumentar a velocidade].
É muito importante aprenderes a posicionar o surfski no topo da onda porque é a partir daqui que tudo se desenrola no downwind. Como disse o Chalupsky AQUI:
[Se não consegues colocar-te no melhor ponto da onda, perdes todo o alicerce do que é surfar a favor do vento e só vais surfar as ondas que pegam o teu surfski e não vais controlar o teu surfski nas ondas que realmente queres surfar.]
Colocarmos o surfski no topo da onda é assim um dos truques essenciais para surfar as ondas. Posicionar o SURFSKI NO TOPO DA ONDA e CRUZAR A ONDA complementam-se porque é a partir do topo da onda que vamos cruzar para ganhar velocidade e só cruzando as ondas é que conseguimos manter-nos no topo da onda.
CRUZAR A ONDA
Para evitar meter o surfski numa cava de onda temos de virar ligeiramente para um dos lados da onda, mantendo o surfski no topo e aumentando progressivamente a velocidade.
Quando a velocidade do surfski aumenta vamos ter também mais controlo na direção porque há mais água a passar no leme e é nesta fase em que vamos mais depressa e com mais controlo que temos de tentar “perceber o mar” para passar para a onda seguinte. Como se percebe CRUZAR A ONDA e a LIGAÇÃO ENTRE ONDAS também se complementam porque é com mais velocidade e direção, que ganhámos ao cruzar a onda, que vamos conseguir passar para a onda seguinte.
[Nesta fase é muito importante perceber o padrão das ondas ou como se costuma dizer “perceber o mar”. Conforme falado AQUI as ondas com diversos comprimentos e alturas misturam-se o que quer dizer que, quando vamos a surfar, temos sempre ondas maiores ou menores para surfar e podemos escolher quais as melhores.
Quanto mais experiência vamos adquirindo mais fácil vai ser perceber o padrão das ondas e “perceber o mar”. Ao princípio parece um emaranhado de cristas, cavas e vento mas com o tempo começamos a “pressentir” qual o comportamento do mar e onde se vai formar uma onda maior que nos pode levar para mais longe e mais depressa. Uma dica importante: quanto mais depressa vamos, mais fácil é perceber o padrão porque viajamos quase à mesma velocidade das ondas.]
LIGAÇÃO ENTRE ONDAS
Conseguir passar de uma onda para outra mais à frente é o grande objetivo do downwind. Só assim conseguimos ir mais rápido que as ondas.
Quando vamos no topo da onda temos de ir sempre a observar o que se passa à frente do nosso surfski [2 a 3 metros] num ângulo de 45º para cada lado do barco [o quadrante de 90º].
Ao olharmos a 45º vamos ver várias cavas e várias cristas. As cavas vão parecer uns buracos entre as ondas e é para esses buracos que temos de apontar o nosso surfski aproveitando a velocidade que ganhámos ao surfar na crista da onda anterior.
Na fase de passagem de uma onda para a outra vais ter de remar com força para encaixar na onda seguinte. Deixamos o surfski descer um pouco mais a direito para aumentar ainda mais a velocidade e depois cruzamos na direcção da próxima onda.
Assim que sentes o surfski a encaixar na onda seguinte deixas de aplicar força e começas logo a cruzar essa onda e a observar no quadrante de 90º para ver a próxima onda que podes ligar.
Com a prática começas a conseguir “perceber melhor o mar” e a antecipar onde se vai formar uma boa cava para meteres o teu surfski. Começas também a saber “trabalhar” o leme automaticamente colocando o teu surfski na melhor posição para ganhar velocidade ou apenas aguentar a posição enquanto observamos a nossa próxima onda.
É tudo uma questão de treino e muitas horas passadas nas ondas e depois toda esta teoria começa na prática a sair-te sem esforço.
O grande objetivo é conseguir passar de onda em onda sem que o surfski perca velocidade evitando estar sempre a parar e arrancar. Quanto mais ondas conseguirem ligar sem perder velocidade, maior será a vossa velocidade média e mais rápido é o vosso downwind.
No nível INICIAÇÃO aprendemos a repetir o ciclo de DESCANSO – SPRINT –DESCANSO – SPRINT.
Continuamos a aplicar o mesmo ciclo sendo que o descanso é feito a cruzar a onda e o sprint é quando passamos para a onda seguinte.
REPETIR O CICLO: CRUZAR – PASSAR PARA OUTRA ONDA – CRUZAR - PASSAR PARA OUTRA ONDA
Deves treinar para conseguir repetir este ciclo, descansando quando estás a cruzar a onda e remando com força apenas quando queres passar para outra onda.

Assim que conseguires dominar esta técnica estás pronto para a próxima etapa de aprendizagem: DOWNWIND - NIVEL AVANÇADO.

Sem comentários:

Enviar um comentário