segunda-feira, 2 de julho de 2012

QUE SURFSKI DEVO ESCOLHER?


Pode parecer simples mas a escolha do surfski pode tornar-se uma verdadeira dor de cabeça. Depende de vários factores. Vamos tentar identificar a maior parte deles.

Em primeiro lugar existe uma enorme variedade de surfskis no mercado. Na sua última contagem em Abril de 2012, o site Global Surfski identificava 117 (!) modelos diferentes de 38 construtores. Para tentar facilitar a escolha vamos analisar apenas os modelos que se fabricam em Portugal. 

Nós, canoístas portugueses, somos uns sortudos porque, para além do líder mundial de kayaks de competição - NELO Kayaks - temos várias marcas que vendem qualidade a preços razoáveis: ELIO, SIPRE e ZEDTECH.

A teoria diz que quanto mais largos os barcos são, mais lentos se tornam e quanto mais compridos, mais rápidos, por isso, vamos dividir os 15 modelos de surfski, disponíveis no nosso mercado, por 2 tipos:

(1) ESTAVEIS

(2) PERFORMANCE.

ATENÇÃO: Esta divisão é apenas para agrupar os surfskis. Os mais “Estáveis” não são necessariamente mais lentos que os “Performance”, nem estes são necessariamente mais rápidos. Tudo depende das capacidades de cada um e das condições onde os vamos utilizar. Para terem uma ideia de como os surfski “Estáveis” são rápidos em downwind, recordo que o recorde de prova do Molokai pertence a Dean Gardiner desde 1997 com 3:21:06 utilizando um modelo semelhante aos do grupo dos “Estáveis”.

Na teoria temos então que os mais compridos são os mais rápidos, sim!

Na prática temos que equacionar ainda o nosso equilíbrio e onde vamos utilizar o surfski. Se eu remar a maior parte das vezes numa baía protegida do vento onde não se levantam ondas, não terei de me preocupar muito com a estabilidade mas se eu viver na Póvoa do Varzim e não gostar de pagaiar no porto marítimo, então preciso de um surfski mais estável para enfrentar aquele mar batido pela nortada ou então tenho de desenvolver bem as minhas capacidades técnicas.

ESTAVEIS
CONSTRUTOR
MODELO
COMP. (Metros)
LARGURA (Metros)
5,80
0,48
5,20
0,55
5,20
0,55
5,78
0,48
6,20
0,47
5,90
0,45

Se te vais iniciar na modalidade ou se tens pouca experiência de mar, um dos barcos da tabela dos “Estáveis” é o indicado para ti.

Que surfski da tabela deves escolher? Isso é uma decisão que apenas tu podes tomar. 
Por muitas opiniões que te deem, aquilo que serve para uns não serve necessariamente para outros. Tens de verificar se cabes no assento ou se ficas muito à larga; o comprimento das pernas – se consegues uma posição confortável ou se as tuas pernas simplesmente não cabem no surfski; o conforto (nem todos nos sentamos da mesma maneira e alguns formas de assento simplesmente não servem para nós).

Como vês há uma série de fatores a ponderar e a única forma de saberes qual o melhor para ti é mesmo experimentando o maior número possível de surfskis.

Se és um canoísta experiente em K1 e não tens problemas de equilíbrio, a escolha óbvia seria um surfski da tabela dos “Performance”, no entanto se não tens experiência de mar tens também de equacionar onde vais usar o surfski a maior parte do tempo. Se fores remar em zonas com muito vento e ondas grandes é de considerar um surfski mais estável que te permita ganhar confiança e desenvolver as tuas capacidades de downwind sem estares sempre com receio de cair do barco.

Imagina que estás a remar de K1 num rio com muita corrente e redemoinhos e tens de fazer pagaiadas circulares constantemente e até alguns apoios e não consegues apurar bem a tua técnica nem consegues aplicar a tua força. É exatamente isso que acontece no mar quando não nos sentimos à vontade, as ondas provocam desequilíbrio e vamos sempre a pensar na estabilidade ser conseguir aplicar a nossa técnica e força. E se não consegues aplicar técnica nem força, não vais sequer pensar em surfar ondas e lá se vai a arte do downwind.

PERFORMANCE
CONSTRUTOR
MODELO
COMP. (Metros)
LARGURA (Metros)
MAZU PRO I
6,27
0,42
MAZU PRO ELITE
6,44
0,435
MAZU L
6,55
0,43
NELO 560
5,60
0,43
OceanSki M, L
6,40
0,42
OceanSki XXL
6,40
0,44
OceanSki Vintage
6,40
0,45
VORTEX
6,45
0,42
VORTEX +
6,42
0,44
DOMINATOR
6,58
0,43
LIGHTNING
6,50
0,43

Se já tens horas suficientes num surfski mais estável ou tens alguma experiência de mar não vais ter problemas em escolher um surfski da tabela dos “Performance”.

Que surfski da tabela deves escolher? Bom, aplica-se o mesmo para os “Estáveis”, tem tudo a ver com a posição, as medidas, o conforto e até o gosto pessoal. Experimenta o máximo que conseguires, para decidir sensatamente.

Boas ondas e boas pagaiadas!

8 comentários:

  1. Boa! Aqui no Brasil, muitos preferiram o Vintage do que o Ski L. Já eu, me encaixo melhor ao Ski L.

    ResponderEliminar
  2. Por ser um pouco mais largo o Vintage é mais confortável para quem tem "anca larga". De inverno quando uso o fato de neopreno, não consigo remar no L, só no Vintage.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá [surfsky]... e em relação a velocidade, existe muita diferença entre o Ski XL e o Vintage ?

      Eliminar
    2. Olá Pompeu,
      em velocidade pura podes sentir uma diferença de velocidade de 1 a 2 km/h.
      Eu não me precupo com isso porque o mais importante é o conforto e a estabilidade. Temos de remar num barco que seja confortável para aplicar bem a nossa técnica. Eu remo no Nelo Oceanski L durante 1 hora e fico com as pernas adormecidas porque tenho muita pressão nas ancas e no Nelo Vintage estou sempre confortável.
      Onda o barco vai ser utilizado também faz diferença. Em downwind e com ondas não vais sentir qualquer diferença de velocidade.

      Eliminar
  3. Tenho um marlin m e gostaria de trocar por um mais leve e rápido sem por em causa a estabilidade, que barco é que me aconselham??

    (esta conta é da minha namorada mas eu chamo me luis eugenio so q ainda n criei uma so para mim lol)

    ResponderEliminar
  4. Qualquer um da tabela dos "Estáveis". Aconselho a experimentar antes de comprar. Se quiser posso indicar locais para ir experimentar modelos. De onde é?

    ResponderEliminar
  5. Sou de Tavira, e adoraria experimentar. O meu mail é Luiseugenio2011@hotmail.com. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, aconselho o Griffin++ da Zedtech é o ski mais equilibrado em termos de estabilidade/performance.
      A Zedtech tb faz neste modelo construções leves e rijas.

      Eliminar