domingo, 1 de julho de 2012

DOWNWIND COM OSCAR CHALUPSKY - Perguntas & Respostas


Para quem anda neste mundo do surfski o nome Oscar Chalupsky dispensa apresentações. Aos 49 anos o sul-africano é um mito vivo da canoagem. Vencedor por 12 vezes do Molokai, a travessia de 52 km do Canal de Kaiwi da ilha de Molokai para a ilha de Oahu no Hawaii, considerado para muitos um verdadeiro campeonato do mundo, incluindo uma vitória impressionante em 2012 contra o australiano já campeão olímpico Clint Robinson. Fica aqui um artigo com perguntas e respostas sobre a técnica que ele aplica para surfar. Espero que vos ajude!


Oscar Chalupsky - Molokai 2012

PAGAIAR A FAVOR DO VENTO – DOWNWIND COM OSCAR CHALUPSKY

Com persistência e horas suficientes no surfski, os canoístas iniciados podem desenvolver muito depressa as suas capacidades e confiança para pagaiar em mar aberto. Antes mesmo de ficarem viciados no windguru, para saber a direção e velocidade do vento que define onde e como vamos pagaiar.

Assim que, progressivamente, fores quebrando as barreiras da estabilidade no oceano, vais passar a concentrar-te na verdadeira arte do surfski: pagaiar em downwind (a favor do vento). Sendo uma das formas mais dinâmicas da canoagem, pagaiar em downwind requer força, preparação e uma técnica apurada. E essa é a parte mais fácil!

O mais importante e talvez o mais difícil de conseguir é a capacidade de perceber o mar e as ondas. Não há músculo ou capacidade aeróbica que consiga superar um experiente canoísta de mar no que diz respeito a surfar a favor do vento (downwind). Para reforçar este ponto relembro o que o canoísta húngaro Zsolt Szadavski disse na sua transição da pista para a canoagem oceânica num surfski: “O meu maior desafio tem sido libertar-me das minhas noções de como fazer bem. Na pista a tua capacidade física e o treino levam-te para a vitória. Para conseguires ter sucesso no surfski eu apercebi-me que tens de aprender a utilizar a energia do oceano em vez de confiares apenas na tua força. Pode parecer irónico mas muitas vezes quando vou em mar aberto eu tenho de abrandar para conseguir aproveitar ao máximo.”

Então como podemos aproveitar ao máximo? Quando devemos aplicar toda a nossa força e quando devemos abrandar? Onde posicionamos o surfski na onda para maximizar a surfada e onde devemos estar para fazer a ligação para a onda seguinte? Tal como nas outras modalidades da canoagem, o tempo que passamos no surfski é muito importante. O nosso instinto tem um papel muito importante para perceber as ondas, que podemos apurar passando muitas horas nas ondas. No entanto algumas dicas do Oscar Chalupsky fazem toda a diferença!

Se estás decidido a pagaiar em mar aberto e queres evoluir as tuas capacidades em downwind, aqui ficam alguns conceitos básicos que tens de trabalhar quando apontas o teu surfski a favor do vento.


Oscar Chalupsky - Durban 2008

CONSELHOS PARA DESENVOLVER A TECNICA DE DOWNWIND: Perguntas & Respostas com Oscar Chalupsky

Na tua opinião qual é a capacidade mais importante de um canoísta de downwind?
Eu diria que é vital aprenderes a posicionar o surfski no topo da onda. Se não consegues colocar-te no melhor ponto da onda, perdes todo o alicerce do que é surfar a favor do vento.

Qual é o erro mais comum que vês nos canoístas a surfar em downwind?
O maior problema que eu vejo nos canoístas iniciados ou intermédios é que frequentemente pagaiam com demasiada intensidade. Isto pode parecer contraintuitivo mas quando apanhas uma onda, pagaiar com força pode ser muito prejudicial e até travar a tua progressão. Também vejo que muitos downwinders em desenvolvimento muitas vezes estão tão concentrados a surfar uma onda que acabam por perder a sua linha/direção em relação à chegada. E é muito fácil isso acontecer quando seguimos sempre a mesma onda.

Qual a pergunta que te fazem mais vezes sobre pagaiar em downwind?
Não existe uma pergunta que se destaque mas frequentemente eu oiço alguma confusão sobre o que eu faço quando estou numa onda. Também é frequente alguns canoístas simplesmente quererem saber como encontrar as ondas, questionando-se porque perdem aquilo que os outros estão a surfar.

Quando procuramos ondas, para onde devemos direcionar a nossa atenção? Devemos olhar para os lados ou diretamente para a nossa frente?
Ok, este é um dos 4 princípios em que tenho sempre em atenção quando vou em downwind: o quadrante de 90 graus. Tens que olhar para as ondas num quadrante de 90 graus à tua frente, usando a linha de chegada como o centro (45 graus para cada um dos lados da chegada). Eu foco-me sempre em 4 princípios quando remo em downwind:

·         Onde está a linha de chegada – mantendo-a sempre à vista
·         Procura apenas as ondas que estejam no teu quadrante de 90 graus
·         Controla os adversários
·         Controla o teu GPS


O que procuras exatamente numa onda?
É muito simples, procuro ondas que afundem a frente do meu surfski. Qualquer boa onda o faz, por isso o mais importante é que tens de te colocar na crista da onda (no topo) e percorrer a onda como um surfista, que é a cruzar a onda e não descer diretamente pela onda abaixo.

Procuras só uma onda ou tentas formar um percurso para ligar duas ou 3 ondas?
A primeira parte é crucial: estares alinhado exatamente a 90 graus com a onda quando a vais apanhar, porque assim só tens de pagaiar à mesma velocidade dessa onda. Se estás a tentar apanhar uma onda na diagonal, vais ter de pagaiar com mais força e mais depressa. Assim que estás na onda podes baixar o ritmo e começar a analisar o quadrante à tua frente para a próxima onda e conseguires fazer a passagem para essa onda. Lembra-te que tens que te manter no topo da onda (crista) e quando vires outra onda para apanhar, deixaste descer na onda e cruzas na direcção da próxima. Mantém sempre este princípio em mente.

Quando vês a próxima onda que queres apanhar, quando aplicas a força?
Tu deves aplicar força na pagaiada sempre que sentes a frente do teu surfski a subir e não quando a frente baixa. Tens mais possibilidade de apanhar ondas se pagaiares com mais força mais cedo.

Quando sentes que estás na onda que querias, deves concentrar-te na direção ou no ritmo de pagaiada?
Assim que estás na onda, e tal como os surfistas, tenta manter-te no topo da onda e andar de um lado para o outro até estares alinhado com a onda seguinte. Pagaia apenas para conseguires isso e mantém a tua posição.

Então quando apanhas uma onda, relaxas e tentas manter-te no topo da onda?
Sim, quanto maior for a onda menos força deves fazer. Podes continuar a passar as pás pela água mas sem aplicar força.

Deves manter-te perpendicular à onda o mais possível?
Relembro que assim que apanhas a onda não queres ficar na perpendicular senão vais pela onda abaixo até parares nas costas da onda da frente. Vai de um lado para o outro até conseguires passar para a onda seguinte.

Como fazes a passagem de uma onda para a outra? Quando sabes que a surfada acabou e começas de novo a pagaiar com mais força?
Normalmente a surfada acaba quando a frente do surfski começa a levantar. Quando isto acontece deves começar a pagaiar com mais força porque todas as ondas têm cristas e cavas. Quando a frente do teu surfski começa a levantar a tua onda seguinte está alinhada atrás de ti (precisas de acelerar o teu surfski para a velocidade da onda que vem detrás).

Então o downwind é pagaiar tipo “sprint-descanso-sprint-descanso”?
Sim, é exatamente isso; é o melhor treino de séries do mundo!

Em condições ideais, qual a percentagem de pagaiada versus surfar?
Depende do dia: se as condições estiverem muito boas pode ser cerca de 20% a pagaiar e 80% a surfar as ondas. Quando está mais pequeno é mais 50/50.

Quando as ondas são pequenas (menos de 1 metro) devemos concentrar-nos no ritmo e apanhar ondas conforme as oportunidades? Ou devemos manter-nos focados em tentar apanhar o maior número de ondas possível, fazer a ligação entre elas, etc.?
As ondas pequenas que são lentas são um pouco uma perda de tempo porque elas só te ajudam porque estás a ir na mesma direção do vento. Com essas condições o melhor é pagaiares a um ritmo forte e constante e tentar aproveitar a ajuda dessas pequenas ondas. Se estiveres constantemente a sprintar para apanhar ondas que não te dão grande vantagem vais gastar muita da tua energia. Nota, no entanto, que pequenas ondas que se movem depressa podem ser uma grande ajuda - tipo as ondas laterais de um barco que passou. Tenta surfar nessas ondas o máximo possível na direção que tu queres ir.

Qual a maior surfada que já fizeste?
Eu diria algo entre 400 – 500 metros.

Qual a tua velocidade máxima em cima de uma onda?
O máximo que já atingi no oceano foram 56,6km/h. O meu km mais rápido no mar foi feito em 1 minuto e 59 segundos e a maior distância que fiz em 1 hora de downwind foram 21 km.

Fonte: Aqui

2 comentários:

  1. Muy claros los procedmientos explicados para emplear al máximo la energía del mar.

    Gracias Surfski Portugal, certeras preguntas!

    Marcelo Fuentes

    ResponderEliminar